top of page

  Quem Somos  

Somos uma sociedade discreta, na qual homens livres e de bons costumes, denominando-se mutuamente de irmãos, cultuam a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade entre os homens. 

 

Seus princípios são a Tolerância, a Filantropia e a Justiça. Seu caráter secreto deveu-se a perseguições, à intolerância e à falta de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época. 

 

Hoje, com os ventos democráticos, os Maçons preferem manter-se dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todos os países do mundo.

 

"SOMOS TODOS IGUAIS, ENTRETANTO HÁ ENTRE NÓS

 

 "OS EXCEPCIONAIS" 

 

O ser humano adquire conhecimento porque acumula experiência. Se tempo e oportunidade lhe faltam para aprender pela própria experiência, que aprenda então pela experiência dos outros. Daí a feição maçônica pelos símbolos, pela tradição e pela História que é, na frase de Lidel Hart, a “experiência universal”, o meio mais eficaz de ensinar, e de aprender.

 

Grandes ícones sempre existiram, existem e existirão. A imagem que trazemos à mente de algumas pessoas que conhecemos, pessoalmente ou por intermédio de conhecimento adquirido, nos permite vislumbrar suas qualidades, virtudes e defeitos. Faz parte de nossas tradições históricas as lembranças de seus atos, bons ou ruins, que fizeram a diferença para nós ou para a grande maioria das pessoas, como contribuíram e influíram comportamentos e mudaram idéias e destinos. Não há como estas pessoas não serem notadas pelos historiadores de todos os tempos, já que “saíram da vida e entraram para a História”.

 

Há ícones para os antigos, para os atuais e para os futuros historiadores. Cada um de nós faz parte da História, mas precisamos reconhecer, sempre haverá aqueles que irão se sobressair por seus feitos e atos, estes são imprescindíveis; se eternizarão; serão ícones; imortais dentre os mortais, exemplos a serem seguidos, admirados e exaltados.

 

Cabe, portanto, aos Maçons de todos os tempos, enaltecer os feitos históricos, patrióticos e humanitários de todos os nossos Irmãos que nos antecederam, demonstrar nossa feição e a razão de termos a honra de pertencermos a esta grande plêiade de “Grandes Benfeitores da Humanidade”. Os feitos de nossa Sublime Ordem não podem ficar “adormecidos” e adstritos ao ambiente maçônico de nossos Templos; precisam ser enaltecidos; precisam ser lembrados; devem ser do conhecimento público.

 

Eis aqui uma justa homenagem que a A.'.R.'.L.'.S.'. Verdadeira Amizade - Nº 727 - (GLESP), pretende humildemente prestar aos feitos Históricos, Patrióticos e Humanitários da Maçonaria e de seus membros; a luta que empreenderam e a participação que tiveram nos mais destacados eventos históricos da humanidade, como participes atuantes e determinantes nos rumos da Historia.

 

 

bottom of page