top of page

  Ordens Paramaçônicas  

ORDEM DEMOLAY

 A Ordem DeMolay 

A Ordem DeMolay é uma ordem para jovens entre 12 e 21 anos, patrocinada pela Maçonaria. A Ordem DeMolay é conhecida por ensinar a seus membros a serem bons cidadãos e homens de bem. Ela tem uma história de sucessos, no sentido de treinar grandes lideres ou jovens competentes no que sabem fazer, pois o estudo é muitíssimo valorizado por seus membros, sendo um motivo forte que contribui para o reprovamento de um candidato que não se interessa nele mesmo. Hoje a Ordem DeMolay esta presente nos quatro cantos do mundo, com mais de quatro milhões de membros.

A Ordem leva esse nome por causa de Jacques DeMolay, ultimo Grão-Mestre da Ordem dos Templários.
Ele foi executado na fogueira, julgado como herege pelo papa Clemete V e o rei Felipe, O Belo. Enquanto dava seu ultimo suspiro Jacques condenou os dois que o julgaram à morte, com as seguintes palavras: “Intimo o papa Clemente V e Felipe, O Belo para dentro de um ano comparecerem diante do legitimo e terrível trono de Deus para prestarem conta do sangue que injusta e cruelmente derramaram.”
Em menos de 40 dias o papa morreu de maneira inexplicável e um ano depois ocorreu o mesmo com Felipe, o Belo. Demolay foi realmente um grande herói e mártir da Idade Medieval. Em 1919, na cidade de Kansas, EUA, Frank S. Land e nove meninos fundaram essa Ordem, que depois de muitas outras ideias de nomes, aceitou a de Ordem DeMolay com muita honra!.

A historia sobre os Templarios e de Jacques DeMolay, que Frank Sherman Land contou a nove jovens que não tiveram mais dúvidas em relação a um nome para a ordem. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição da honestidade, da lealdade e do amor fraterno. Por isso os jovens DeMolay's do mundo inteiro reverenciam a  memória de Jacques DeMoly e procuram viver suas vidas baseadas em seus princípios e ideais.  

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay A “Ordem da Cavalaria”, cujo nome oficial é “Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados companheiros de Jacques DeMolay” é uma organização complementar formado por DeMolays ativos que tenham entre 17 a 21 anos de idade. Foi criada em 1948, pelo Grande Conselho (DeMolay Internacional) e foi idealizada com o sentido de ser um corpo auxiliar da Ordem DeMolay voltado para DeMolays Ativos mais velhos. Seu ritual foi escrito por Frank S. Land e foi fortemente inspirado no código de honra dos cavaleiros medievais. O nome de cada unidade administrativa da Ordem da Cavalaria é Priorado, e naquela época, cada capítulo poderia solicitar a fundação de seu Priorado, sendo que o Priorado teria o mesmo nome do Capítulo.Desde então, a Ordem da Cavalaria tem trabalhado como uma organização afiliada à Ordem Demolay, tendo por objetivo o desenvolvimento intelectual e filosófico de seus membros como um todo, tornando-os melhores DeMolays e acima de tudo, melhores cidadãos. Não sendo uma honraria ou prêmio, esta Organização Afiliada possui seus próprios rituais e oficiais que se organizam em unidades, análogas aos Capítulos DeMolays, conhecidas como “Priorados”.A principal função de um Priorado é realizar trabalho de orientação sobre os aspectos internos da Ordem DeMolay, como procedimentos ritualísticos e litúrgicos, história da Ordem DeMolay, e ensinamentos sobre a organização e funcionamento da Ordem DeMolay em seus diversos níveis.A Ordem da Cavalaria é um verdadeiro laboratório filosófico da Ordem DeMolay, onde os jovens têm a oportunidade de aprimorar seus estudos através de debates filosóficos sobre variados assuntos da ordem, como ritualística, história da Ordem DeMolay e da Cavalaria, assuntos da atualidade dos jovens, relacionando-os aos elementos filosóficos da Ordem, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ordem do Arco-Íris foi fundada em Oklahoma (EUA) em 1922. Seu início e a elaboração do primeiro ritual e das leis que governam a Ordem foi trabalho do Venerável Mark Sexson, Maçom do grau 33 de McAlester, Oklahoma (EUA). Os primeiros graus da Ordem foram ministrados em 6 de Abril de 1922, pelas oficiais do Capítulo McAlester Sul nº 149, da Ordem da Estrela do Oriente, para um grupo de 171 garotas no Templo do Rito Escocês em McAlester, Oklahoma (EUA).

A Ordem Internacional do Arco-Íris, para garotas, é uma organização de construção de caráter, para jovens entre 11 e 20 anos. Ajuda a promover a auto-estima e liderança de seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriada, habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas de sua idade, todas as reuniões são presididas pelas garotas, embora sempre havendo a presença de um adulto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Ordem da Estrela do Oriente (Eastern star) é uma organização paramaçônica, fraternal onde fazem parte homens maçons e mulheres de bons princípios, com valores espirituais, mas não é uma religião, nem tão pouco uma sociedade feminista.

Tem como propósito através dos seus trabalhos ritualísticos, ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo.

Existem entre os seus membros um profundo elo fraternal, muito amor o que aproxima uns dos outros fazendo-os cada vez mais queridos entre si, sendo um privilégio poder servir seu próximo sempre que for preciso e possível.

Um dos grandes propósitos das Estrelas do Oriente é dar suporte a Ordem de Raibow Girls (Meninas do Arco-íris), preparando-as para uma vida de liderança dentro dos valores das Estrelas do Oriente.

A Ordem foi fundada em 1850 por Robert Morris que nasceu em Massachusetts, EE.UU. em agosto de 1818. Foi advogado e professor em várias Universidades, Mestre Maçom e Grão-Mestre do Estado de Kentucky.

Para ser uma Estrela do Oriente é preciso ser esposa ou viúva, filha, filha adotiva, mãe, madrasta, irmã, neta, avó, bisavó, sobrinha, nora, sogra, ou cunhada de Maçom regular. É preciso ter no mínimo 18 anos de idade.

Os principais requisitos para ser uma Estrela do Oriente são: acreditar em um ser supremo, ser pessoa de boa conduta moral e ter consciência e irmandade para que a Ordem possa fluir com harmonia. As reuniões são feitas em Templos Maçônicos ou salas capitulares. Para formar um Capítulo é preciso 18 membros sendo 16 senhoras e 2 Mestres Maçons, com patrocínio de uma ou mais Lojas Maçônicas regulares.

 

 

 

 

 

 

 

 

Surgiu nos Estados Unidos, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, no ano de 1920, tendo por intuito dar às meninas com parentesco maçônico a oportunidade da busca pelos mais preciosos ideais de vida, como o aprimoramento do caráter, o desenvolvimento espiritual e intelectual, a reverência a Deus, a lealdade à bandeira, o respeito aos pais e aos mais velhos e o sonho de espalhar o amor pelo mundo.

As Filhas de Jó são as garotas com parentesco maçônico e idade entre 10 e 20 anos que compõem o Bethel, nome dado ao local onde são realizadas as reuniões e que significa lugar sagrado. Em outras palavras, Bethel teria aproximadamente o mesmo significado de Loja para os Maçons e do Capítulo para os DeMolays.

As principais atividades desenvolvidas por um Bethel são: filantropia, eventos para arrecadação de fundos, cerimônias públicas para divulgação da Ordem e comemoração de datas especiais; sendo que as próprias Filhas de Jó ficam responsáveis por toda a elaboração, organização e execução de todas as atividades, sendo sempre assistidas pelo Conselho Guardião do Bethel.

Para ser Filha de Jó, a garota deve ter entre 10 (dez) anos completos e 20 (vinte) anos incompletos e possuir parentesco por sangue, lei ou casamento com um Maçom, Esposa de Maçom, Filha de Jó ativa ou Membro de Maioridade da Ordem Internacional das Filhas de Jó. O Primeiro Bethel a ser instituído no Estado de São Paulo foi o Bethel 1 São José do Rio Preto, em 19/12/1998, com a iniciação de 27 meninas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São filhos, enteados e netos (de ambos os sexos) de maçons desde que tenham idade entre sete e quatorze anos. Ao serem adotados por uma Loja Maçônica, através de uma cerimônia especial de adoção de Lowtons, a Loja contrai para com eles a obrigação de servir-lhe de tutor e guia na vida social, Em razão desse empenho, as Lojas não devem conceder esta adoção senão com o máximo de prudência.

Ao Lowton, após a cerimônia de adoção, deverá ser entregue um diploma que a Loja obterá junto a Grande Loja. Para isso há necessidade de atender aos procedimentos legais e de forma antecipada.Os procedimentos legais para essa Adoção estão previstos na Constituição e Regulamento Geral da Grande Loja e os impressos para esse procedimento poderão ser obtidos na secretária da Glesp.

 

 

O

 

 

 

 

 A Ordem da Cavalaria 

A Ordem Internacional do Arco-Íris Para Meninas 

A Ordem das Estrelas do Oriente 

 As Filhas de Jó 

Lowtons

 Obs: Esses são os principais, mais ainda temos, os Shriner's, Bodes do Asfalto, Pelicanos do Asfalto entre outras.......

bottom of page